quinta-feira, 22 de abril de 2010

Crepe!





Oi gente!

Hoje resolvi postar a receita desse crepe delicioso, muito fácil de fazer, rápido e barato! Atenção para as dicas hein?!, não tem erro pessoal, fica muito gostoso! Vou deixar também duas opções de recheio, uma doce e uma salgada.

MASSA:

- Um copo(do tipo de requeijão) de leite
- Um copo de farinha de trigo( o mesmo copo)
- Uma colher das de sopa de azeite de oliva
- Duas colheres das de café de queijo parmesão ralado
- Uma pitada de sal
- Um ovo

RECHEIO:

Salgado.
- 200g. de queijo mussarela
- 150g. de peito de peru defumado
- orégano

Doce.
- Uma colher das de sopa bem caprichada de nutella
- Queijo mussarela
- Morango e banana

PREPARO:

Pessoal, existem inúmeras formas de se preparar um crepe, é claro, mas a idéia aqui é que seja um preparo prático e que qualquer pessoal possa fazer. Querendo, e só depende dá maneira de preparar, com esses ingredientes se pode ter uma massa mais requintada, mais elaborada, mas vamos faze-la dá forma mais prática mesmo, certo? Vamos-lá!
Bata tudo no liquidificador, e pronto! hehehe, brincadeira, ainda não estar pronto lógico, mas a massa estar sim, pronta pra ir pra frigideira, que para sair tudo certinho tem que ser uma anti-aderente, deixe ela bem quentinha, baixe o fogo e derrame uma quantidade suficiente de massa pra preencher o fundo da frigideira, automaticamente vire a frigideira de volta para o recipiente onde estiver a massa para que fique só aquela camada bem fininha de massa, lembre de deixar o fogo baixo, e espere para que as bordas comecem a soltar da frigideira, já é hora de virar o crepe, vire e comece a rechear, coloque o equivalente a uma fatia e meia de queijo mussarela ou duas no máximo (depende do tamanho que vai ficar o seu crepe, e isso o que vai dizer é o tamanho da sua frigideira), corte o peito de peru em pedacinhos pequenos o equivalente a duas fatias também, espalhe o recheio pelo centro do crepe, isso vai ajudar na hora de dobra-lo, que tem que ser logo, se a massa assar muito antes de dobrar ele rachará, atenção, quando o queijo começar a derreter já deve dobrar a massa, imagine um cone, sendo que achatado, é esse formato que vai ficar o nosso crepe, depois de dobradinho, é só virar mais um pouco e quando estiver com os dois lados dourados aí sim estar pronto pra servir!
Com o crepe doce é tudo igual, primeiro o queijo, depois a nutella, fica muito bom, adoro essa mistura de doce com salgado, por ultimo, antes de dobrar você pode colocar umas fatias bem fininhas de banana, se preferir o morango dispense o queijo. Para decorar derreta um pouco da nutella em banho maria, e com uma colher de sopa comece a derramar a nutella fazendo movimentos em zig e zag em cima do crepe já no prato. E pronto! Delícia!

As opções de recheio são inúmeras, o post de hoje foi com recheios que adoro, mas nada impede que seu lado cheff fale mais alto e você viaje, use o que tiver na cozinha, não tenha medo de arriscar. Tenho certeza que vai ficar muito bom!

Espero que vocês curtam essa delícia da culinária francesa!

Bon appétit!

Um comentário: