segunda-feira, 10 de maio de 2010

Café da manhã


Oi pessoal!
O post hoje vai ser um pouco diferente, em homenagem ao dia das mães,  ao invés de uma receita, quero deixar algumas dicas para quem quer fazer aquele café da manhã bem caprichado e super especial, como foi o nosso aqui hoje, claro que não tem segredo em organizar um café da manhã, mas existem alguns cuidados e um pequeno cronograma a seguir para não dar nenhuma furada na grande hora, dá um trabalhinho, se for surpresa um pouco mais, mas até pelo cansaço do que por outra coisa, pois pra surpreender a mama  logo cedo, tive que varar madrugada a dentro para que assim que ela acordasse estivesse tudo pronto. E foi assim que aconteceu, graças a Deus, deu tudo certo, um verdadeiro café cinco estrelas, com tudo que ela mais gosta. Vamos a um passo a passo rápido, vou tentar ser objetivo, isso vai lhe orientar, e não vai deixar que você fique batendo cabeça e perdendo tempo na hora de se organizar.

É fundamental antes de tudo, decidir o que vai servir, o seu menu, entre os  pães, frutas, frios, cereais, patês, geléias e bebidas,  selecione os de sua preferência.
A variedade desses determinados itens fazem com que se tenha uma mesa mais bonita, daquelas que enxem os olhos, nesse café além das torradas, ainda usei mais sete tipos de pães diferentes, foram eles: Pão francês, pão de queijo tradicional e mineiro, pão de batata, pão de azeitona, ciabatta, e pão integral com ameixa. No mesmo sentido foram os frios, variedade e qualidade vão sempre ser muito importantes para atingir esse efeito de super café da manhã, vamos aos queijos que usei: mussarela, queijo do reino, queijo de cabra, queijo qualho, assado e frio, e queijo minas, isso sem contar com o cream cheese e requeijão. Agora os presuntos e demais: Peito de perú defumado, presunto de perú, blanquet e um pouco de um bom presunto crú, no lugar onde comprei tinha o "de Parma" e o "Pata Negra", fiquei muito tentado a comprar o "Pata Negra"( o melhor presunto do mundo) mas tava muito caro, a relação de compras ainda era grande... rsrsrs, fiquei com a outra opção, muito bom presunto também, mas nada comparado ao espanhol "Pata Negra",o qual degustaremos em uma outra oportunidade, quem sabe rsrsr...
Já nos cereais não exagerei em nada, usei só o tradicional mesmo, as geléias foram de frutas vermelhas e laranja, industrializadas mesmo, de uma marca que minha mãe gosta, os patês deixei que minha irmãnzinha escolhesse, ela insistiu, e trouxe de atum, gorgonzola, ricota, presunto e dei um pitaco e peguei um antepasto berinjela.
Complementei a comilança com aquelas rodelinhas de salsicha com tomate e cebola bem picadinhos num molho de tomate bem gostoso, ovos mexidos normais e mexidos com presunto de peru e queijo mussarela picadinhos, delícia, e tapioca, feita na hora com recheio de queijo qualho. Pra beber não tem erro: sucos de fruta, água de coco, iogurte, leite e café.
Com tudo comprado, vamos montar esse café, uma louça bonita dá um visual diferenciado, uma toalha de mesa, talheres e copos, usei travessas para cada coisa, uma para todos os pães,onde arrumei um pouco de cada tipo,mais duas cestinhas, uma para o pão de queijo e outra para as torradas, outra travessa para os frios, todos enroladinhos formando aquele prato bonito, cheio de cores e formas, outra arrumei as frutas, o mamão, melão e a melancia já cortadinhos e mais três menores, para os ovos e para as salsichas, os patês a manteiga e o cream cheese em potinhos menores e individuais, os itens industrializados já com embalagens  como os requeijões, geléias,creme de avelã e chocolate em pó, deixei-os separados, organizados numa bandeja pequena, outra bandeja com as jarras de suco. E assim estava tudo pronto! foi tudo muito bom, tudo muito gostoso, melhor ainda foi o dia maravilhoso que tive com  minha mãe! espero que do mesmo jeito tenha sido o dia de vocês! 

Forte abraço e grande beijo! 


3 comentários:

  1. Poxaaa... Que lindooo,tenho certeza que ela amouuu,manda um beijão meu pra ela,ta? bjoo

    ResponderExcluir
  2. Babeiiii... Que café mais lindo, com certeza toda mãe merece acordar com esse banquete!! PARABÉNS Mário, ficou show de bola, ano que vem faço um igual.. haha. beijosss

    ResponderExcluir
  3. Obrigado meninas pelos comentarios tão carinhosos, bjos!

    ResponderExcluir