segunda-feira, 31 de maio de 2010

Waffles



As vezes penso muito sobre como seria um mundo ideal, e penso também que ele seria diferente para cada um, todo mundo tem suas particularidades e suas peculiaridades, mas entre inúmeras coisas que queria que o meu mundo tivesse, uma delas era que todas as refeições fossem café da manhã. Gente, eu amo muito café da manhã, apesar de que na maioria dos dias da semana nunca conseguir sentar a mesa para desfrutar aquele café da manhã, mas infelizmente o que me sobra são míseros dez minutos para engolir qualquer coisa, a mais rápida que tiver de preferência, e aí começar o meu dia. Quando eu comprei meu aparelho de waffle, tinha certeza que ele fosse entrar em alta atividade aqui nessa cozinha – mas ele quase não sai do armário, exceto em manhãs de domingo, quando todo mundo ainda estar dormindo e eu acordo bem disposto a fazer e arrumar toda bagunça.

Vou deixar aqui também a receita de duas geléias de laranja e de morango, use a que preferir, fica uma delícia e bem fácil de fazer.


Ingredientes para Waffle

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
2 gemas
1 1/2 xícara (chá) de leite
2 claras

Modo de preparo

Junte a farinha de trigo, o fermento em pó, o sal e o açúcar e passe duas vezes pela peneira.
Coloque numa tigela.
Derreta a manteiga (ou a margarina) e deixe esfriar.
Bata as gemas ligeiramente.
Acrescente o leite e torne a bater,
Junte a manteiga derretida já fria e misture bem.
Despeje a mistura de leite na tigela e mexa bem.
Bata as claras em neve firme e acrescente à massa.
Misture delicadamente, com movimentos de cima para baixo.
Aqueça o aparelho para waffles, pincele manteiga ou margarina e asse os waffles.

                                      
Ingredientes para geléia de morango:
½kg de morangos maduros e firmes, sem o cabinho, lavados e secos
1 colher (sopa) de suco de limão
1/3 a ½ xícara de açúcar
Preparo
Em um recipiente raso, coloque os morangos bem juntos, em uma só camada. Regue com o suco de limão e salpique o açúcar. Deixe descansar por 1 hora.
Em uma panela de fundo largo, despeje tudo (inclusive o caldo que se formou) e ponha para cozinhar em fogo moderado, mexendo com cuidado, apenas até os morangos ficarem cozidos. Opcional: Se quiser dar um gostinho, coloque uma casca fina de laranja (com 5cm de comprimento) na hora de cozinhar e retire-a no final.

Tempo aproximado de preparo:
100 minutos aproximadamente para ponto de geléia.


Ingredientes para geléia de laranja:

13 laranjas
4 xícaras (chá) de açúcar (720g)
Casca de 3 laranjas raladas fino
Caldo de 1 limão


Tire a casca das laranjas, deixe a parte branca, parta cada laranja  em quatro pedaços, daí faça algumas fatias desses pedaços, em seguida coloque todos os ingredientes em uma panela. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até dar ponto de geléia.
Para testar, coloque um pires vazio no freezer por alguns minutos. Retire um pouco da geléia e derrame no pires gelado. Leve novamente ao freezer por 2 minutos. Incline o pires, a geléia não deverá escorrer.

Conserve as geléias em vidros por até quinze dias na geladeira.

Espero que gostem dos waffles, essa massa é uma delícia, e com uma das geléias que sugeri podem ter certeza que vão amar!
Se não gostarem das geléias, acharem muito doce, sei lá, experimentem com um requeijão ou com algum cream cheese, ficam muito bom também!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário